Inovação Corporativa: saiba como ser um agente de mudanças na sua empresa

 
Blog banner 2.jpg
 

No post de hoje, falaremos sobre a importância de cultivar uma mente inovadora e quais os caminhos para se tornar um vetor de transformação dentro do seu contexto empresarial. Mas antes, vamos as definições: inovação vem do conceito inovar, ou seja, ato ou ação de gerar mudança num determinado cenário. No entanto, não se prenda a explicação propriamente dita, a inovação vai além e pode ser aplicada em diferentes âmbitos, entre eles: o político, econômico, ambiental e social.

O ato de inovar também não se restringe a criação de produtos novos e revolucionários, o conceito pode facilmente ser adaptado a pequenas mudanças de comportamento, posicionamento e até no modo de gerir uma empresa ou equipe.

pexels-photo-212286.jpeg

Agora que já alinhamos nossa compreensão sobre inovação, vamos submergir mais a fundo dentro do tema. Talvez em algum momento durante a sua trajetória profissional você tenha se questionado sobre quais as formas de inovar, ou quem sabe, se existe uma fórmula para alcançar o sucesso através da inovação. A verdade é que, a inovação é uma construção, sim, uma escada onde a cada degrau aprendemos e também modificamos nossos conceitos sobre ela.

No entanto, existem formas de contribuir para o processo de desenvolvimento de uma mente inovadora. E são sobre elas que iremos dissertar neste material.


1) Prepare a sua mente

Se questione, se permita falhar, entenda o sucesso como uma construção e não como uma fórmula pronta. Ao preparar sua mente para uma solução ou ideia inovadora você precisa estar flexível ao erro e a todas as possíveis circunstâncias que possa cruzar durante o percurso.

writing-notes-idea-conference.jpg

2) Busque ampliar seu repertório

Vamos analisar dois perfis profissionais, o senhor X que é uma pessoa centrada e especialista em uma determinada área e o senhor Y que durante sua trajetória profissional pode explorar diferentes áreas dentro de uma ou mais profissões. Dentre esses dois perfis, qual você acredita estar mais propenso a identificar oportunidades inovadoras? Sim, o senhor Y. A resposta é simples, quanto mais repertório você tiver (network, vivências, etc) maior é a lente que você dispõe para enxergar um problema e respectivamente uma solução.


3) Entenda o cenário de atuação

Ao iniciar um processo de construção de ideia você certamente deve buscar todos os tipos de informações relacionadas ao: segmento de mercado, concorrência, público-alvo e todos os demais vetores que influenciam diretamente ou indiretamente o seu negócio. Se por ventura você já possui um segmento de atuação, explore-o. Faça pesquisas, busque dados que comprovem ou até mesmo desaprovem a sua ideia de inovação. Você precisa estar preparado para todos os contextos e questionamentos que possa vir a enfrentar.


4) Mapeie as oportunidades

Ao se deparar com um mercado oportuno, não tenha medo, arrisque. Engana-se quem acredita que tudo já foi inventado, tanto na vida em sociedade quanto em cenários mais específicos como o corporativo, ainda há muito a ser explorado. Por isso, ao identificar uma situação favorável e com boas perspectivas de sucesso não hesite, a inovação vêm para quem é capaz de enxergá-las em situações muitas vezes pouco prováveis.

desk-office-hero-workspace.jpg

5) Faça pesquisas junto ao seu público

O quinto item é provavelmente o mais importante: teste. Uma ideia é apenas uma ideia quando mantida no papel. Portanto, qual melhor caminho para a assertividade se não o teste direto no mercado?

Quando falamos em pesquisas, imagine algo em pequena escala. Selecione uma pequena amostra do que seria o seu público-alvo e escute-os. Essa fase é extremamente importante pois a partir dela você pode ter um viés para seguir com a sua proposta de inovação ou modificá-la se necessário.


6) Atente-se às novas tecnologias

Você com certeza já ouviu esse discurso por aí, pode soar clichê mas é real. Os avanços tecnológicos vêm moldando a forma como vivemos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Na educação, por exemplo, são diversas as formas como a tecnologia vem influenciando. Hoje, além dos métodos de EaD (E-learning, rapid-learning, micro-learning) existem também opções de imersão 3D, Gamification entre outras tecnologias que visam o engajamento e a experiência do usuário. O que, quando aplicado ao setor corporativo, pode significar um grande passo rumo a inovação e o sucesso no planejamento estratégico de uma empresa.

pexels-photo-461077.jpeg

A inovação faz parte da identidade Paso Educação. Somos formados por mentes inovadoras e como retribuição, buscamos formar mais delas. Por isso, te convidamos a fazer parte deste movimento, a ser um agente da sua própria transformação e respectivamente, do seu negócio. Entre em contato conosco ou fale diretamente com um de nossos representantes. Será um prazer te-lo como parceiro.