Aprenda a montar o seu próprio E-book e turbine seus treinamentos

 
topo.jpg

A Paso é uma empresa com foco na Educação Corporativa e por isso, acreditamos e exercemos uma forma disruptiva de compartilhar o ensino. Pensando em potencializar seus treinamentos e gerar resultados para a sua empresa, trouxemos hoje, as principais características que você deve ter em mente para  montar o seu primeiro E-book e assim, começar a impactar a sua empresa através de uma das modalidades do Ead.


O que são E-books e por que utilizar?

E-book, abreviação de Eletronic book, é o formato digitalizado de um livro ou determinado conteúdo. Os formatos mais utilizados para portar o material são  HTML, PDF, ePub e DjVu. Já quanto a utilização, os E-books podem ser lidos no computador, tablet, smartphones ou em um aparelho específico para esse tipo de leitura, como o eBook Reader.

imagem-1.jpg

Os livros digitais são produzidos por diversas finalidades, em maioria, para transferir livros físicos à suas versões digitais, podendo ser comercializado em plataformas da web. Contudo, assim como as demais metodologias Ead, o E-book é um complemento poderoso quando aplicado ao segmento de Educação Corporativa, principalmente pela sua capacidade de absorver conteúdos complexos e transmitir de forma fácil de ser compreendida. Através dele é possível personalizar conteúdos e dinamizá-los com o propósito de facilitar um treinamento voltado a funcionários e colaboradores.

Uma das principais vantagens de um E-book corporativo é a sua adaptação a multiplataformas e a simplicidade na disposição das informações. Além disso, uma vez criado o produto é totalmente seu e você pode utilizá-lo para diversas funcionalidades, assim como converte-lo e transformar em outros tipos de materiais para treinamentos.

 
 

Como produzir meu primeiro E-book?


Se você buscar por referências encontrará alguns padrões de E-books que fazem com que eles sejam realmente funcionais. Para simplificar esse processo, reunimos aqui os principais tópicos que você deve considerar ao montar o seu material.

a) Estrutura clara

Como em um livro tradicional, é indispensável que o seu material apresente uma hierarquia de informação. Por isso, pense que ele deve conter: uma capa, um tema de interesse do seu público-alvo, um índice apresentando os conteúdos que virão na sequência, corpo com o desenvolvimento da mensagem e por fim, as considerações que devem ser uma retrospectiva do que foi mostrado e a conclusão final. Com isso, você fará com que o seu leitor siga exatamente a trilha de ensino que você desenhou para ele.

imagem-2.jpg

b) Conteúdos relevantes

Um dos passos mais importantes é a seleção de conteúdo. Começando pelo título e tema, é essencial que você escolha um assunto que tenha afinidade com o seu público. No caso de um material destinado a funcionários, por exemplo, perceba a dinâmica de trabalho e selecione quais conteúdos são relevantes para passar através desta modalidade. No caso de temas mais abrangentes, utilize ferramentas como o Google Trends para identificar quais conteúdos são os mais buscados dentro do seu segmento. Caso você já possua um conteúdo pré-produzido, nada impede que você utilize-o como base para o seu livro digital.

c) Visual atrativo

A etapa de design é fundamental, ao contrário do que dizem por aí, no ambiente digital os usuários julgam sim um livro pela capa, já que muitas vezes é a única amostra do produto disponível. O uso de imagens (condizentes com o assunto), ilustrações e cores de identificação da marca fazem com que a leitura seja mais agradável, principalmente quando o nível do conteúdo é mais complexo. Um visual atrativo certamente favorece o leitor, fazendo com que sua mensagem seja entregue de maneira clara e assertiva.

d) Distribuição

Após estruturar, gerar conteúdo e deixar o visual coerente, é hora de exportar o E-book (dentro dos formatos disponíveis) e direcioná-lo para o seu público. A entrega pode ser através de uma plataforma web, uma landing page ou integrada a moodle e aplicativos. Você também pode compartilhar através de um canal interno da sua empresa que seja acessível aos funcionários e/ou colaboradores. Depois de finalizado este processo é só aguardar os resultados e começar a pensar em mais ferramentas que podem agregar o seu treinamento.

imagem-3.jpg

Além de produzir com maestria esse tipo de material, a Paso Educação também te ajuda a posicioná-lo dentro de uma estratégia completa, em conjunto com as demais soluções Ead com foco em treinamentos corporativos. Entre em contato conosco, queremos te apresentar nossos serviços e te auxiliar na construção do seu próximo material.